Para garantir a necessidade de formação prática dos estudantes de Medicina Veterinária do ICBAS, foi criado em 1998 um centro clínico veterinário nas instalações do antigo Instituto, então denominado “Núcleo de Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia”. De início garantido exclusivamente pelos docentes e estudantes, o serviço foi sendo reconhecido, crescendo em dimensão, volume e qualidade de serviços, alargando progressivamente a sua carteira de utentes e criando um corpo clínico diferenciado.
Operando desde a sua fundação em instalações adaptadas no antigo edifício do ICBAS, apenas foi possível reconhecer o centro como Clínica, ante a falta de condições estruturais e humanas para operar em regime hospitalar.
Em 2003 concluiu-se o concurso público de criação do complexo ICBAS/FFUP, ansiado há muito, face à exiguidade, antiguidade e degradação das instalações ocupadas desde a fundação, que permitia criar de raiz um hospital veterinário com as dimensões e o equipamento adequados.
Após um longo processo de edificação e equipamento, em 2012 o ICBAS ocupou, juntamente com a Faculdade de Farmácia da UP, as novas instalações, de imediato se dando início ao processo de reconhecimento do UPVet pela Direção Geral de Veterinária como hospital, o que veio a suceder em 2015.
Atualmente é um Centro de atendimento médico-veterinário integrado nos serviços à comunidade do ICBAS- U.Porto, mantendo os seus objetivos de formação prática dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, prestação de serviços clínicos veterinários à população, apoio aos Médicos Veterinários privados e investigação de melhores métodos de diagnóstico e tratamento das doenças de animais de companhia.