SEARCH SITE BY TYPING (ESC TO CLOSE)

Skip to Content

Hospital Veterinário da Universidade do Porto

Historial

Para garantir a necessidade de formação prática dos estudantes de Medicina Veterinária do ICBAS, foi criado em 1998 um centro clínico veterinário nas instalações do antigo Instituto, então denominado “Núcleo de Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia”. De início garantido exclusivamente pelos docentes e estudantes, o serviço foi sendo reconhecido, crescendo em dimensão, volume e qualidade de serviços, alargando progressivamente a sua carteira de utentes e criando um corpo clínico diferenciado.

Operando desde a sua fundação em instalações adaptadas no antigo edifício do ICBAS, apenas foi possível reconhecer o centro como Clínica, ante a falta de condições estruturais e humanas para operar em regime hospitalar.

Em 2003 concluiu-se o concurso público de criação do complexo ICBAS/FFUP, ansiado há muito, face à exiguidade, antiguidade e degradação das instalações ocupadas desde a fundação, que permitia criar de raiz um hospital veterinário com as dimensões e o equipamento adequados.

Após um longo processo de edificação e equipamento, em 2012 o ICBAS ocupou, juntamente com a Faculdade de Farmácia da UP, as novas instalações, de imediato se dando início ao processo de reconhecimento do UPVet pela Direção Geral de Veterinária como hospital, o que veio a suceder em 2015.

Atualmente é um Centro de atendimento médico-veterinário integrado nos serviços à comunidade do ICBAS- U.Porto, mantendo os seus objetivos de formação prática dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, prestação de serviços clínicos veterinários à população, apoio aos Médicos Veterinários privados e investigação de melhores métodos de diagnóstico e tratamento das doenças de animais de companhia.

Hospital escolar

O UPVET é um centro de atendimento Médico-veterinário cuja principal vocação é a preparação dos futuros Médicos Veterinários, no âmbito curricular do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV).

Os estudantes são, por este motivo, uma parte essencial do trabalho efectuado, participando activamente nas consultas e procedimentos clínico-cirúrgicos efectuados.

É, por isso, natural que a primeira abordagem aos animais apresentados para consulta seja efectuada por um ou mais estudantes finalistas ou estagiários do MIMV, que terão a responsabilidade de obter a história clínica de cada paciente e efectuar uma avaliação geral inicial, de modo a identificar os eventuais sinais de doença.

Este trabalho é permanentemente supervisionado e monitorizado por Médicos Veterinários, Clínicos e Docentes, portadores de Carteira Profissional emitida pela Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal. É natural que, concluída a avaliação inicial, o caso clínico seja seguido e acompanhado pelos estudantes sob orientação clínica ou que o Médico Veterinário responsável assuma a continuação do processo de diagnóstico e plano de tratamento.

Deve salientar-se que os estudantes, estando ainda em período de aprendizagem, estão impedidos de dar informação técnica aos proprietários dos animais, assim como de administrar qualquer medicamento sem que para tal estejam autorizados pelo Médico Veterinário que acompanha cada caso.

 

A responsabilidade dos actos praticados é inteiramente dos Clínicos e da Direcção Clínica do UPVET.

Missão, visão e valores

O Hospital Veterinário da Universidade do Porto UPVET é uma unidade do Departamento de Clínicas Veterinárias que faz o atendimento de animais de companhia.

O Fundamento da existência do hospital é o Ensino, no entanto, este é feito em contexto de actividade clínica real, tendo assim o hospital também o objectivo de prestação de serviço à comunidade e de investigação clínica.

Assim, o Hospital torna-se uma peça fulcral no ensino onde é necessário coordenar a atividade docente, investigação clínica e atividade clínica. Dada a complexidade desta coordenação, é fundamental a definição dos principais valores que consideramos importantes para delinear estratégias de futuro assim como traçar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Os principais valores humanos do hospital, que acreditamos serem fundamentais:

Transparência

A Transparência a nível interno quer a nível externo, com a necessidade tornar muito claros quais os objetivos e estratégias do hospital, para todos os envolvidos, Direção do ICBAS, Docentes, Clínicos, Enfermeiros, Técnicos auxiliares, Alunos e Utentes do Hospital, sendo fundamental abrir canais de comunicação para que todas as opiniões (queixas, sugestões ou elogios) de todos, possam ser expressas, em formato físico e/ou digital.

Cooperação

A Cooperação é para nós um valor fundamental, pois a capacidade de integração em equipas de trabalham aumentam muitíssimo a produtividade e a capacidade de resposta. A cooperação entre todos os intervenientes (equipa hospitalar e utentes) permite uma melhoria significativa dos resultados terapêuticos. Juntos somos melhores e mais fortes.

Inovação/abertura mental

Inovação/abertura mental é um valor que tem obrigatoriamente que estar associado a um Hospital Universitário de ensino, pois o meio académico é um local de Inovação por excelência, sendo fundamental o desenvolvimento e integração de novos projetos de investigação em diversas áreas quer no ensino, quer na atividade clínica quer na investigação.

 

Felicidade

A Felicidade, não sendo um valor que diretamente se assuma como fulcral num Hospital Veterinário de ensino, é para nós fundamental pois a criação de um bom ambiente de trabalho onde os intervenientes estão felizes, melhoram a produtividade, motivação e potenciam a predisposição para a aprendizagem.

Planificação/Estratégia

A Planificação/Estratégia é um conceito cuja aquisição é de extrema importância para os nossos alunos e para o seu futuro. Assim é fundamental a delineação de objetivos a curto, médio e longo prazo, quer a nível clínico quer a nível pedagógico, quer a nível de investigação clínica, para se definir estratégias de desenvolvimento e integração das três componentes. É fundamental a identificação dos diversos problemas, delinear estratégias de resolução e de acompanhamento.

Humanidade

Humanidade é algo que nos distingue, o que fazemos pelo próximo e o cuidado empenho que temos pelo outro. Esforçamo-nos diariamente para o atingir e passar esse valor aos nossos alunos, entendendo que o próximo pode ter diversas formas. Para nós, médicos veterinários toda a forma de vida é vista como nosso “próximo”.

 

F.A.Q

Quem pode aceder aos serviços do Hospital?

O público em geral.

Que serviços estão disponíveis?

No UPVET realizam-se consultas de caráter geral ou de rotina, bem como consultas nas áreas de Medicina Interna, Dermatologia, Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia, Reprodução ou Oncologia, existindo também um Serviço de Cirurgia. O hospital dispõe ainda de equipamentos para exames complementares de diagnóstico, como analítica sanguínea, radiografia, ecografia, ecocardiografia e endoscopia. O serviço de internamento é composto por uma área de Cuidados Intensivos, dedicada aos pacientes que necessitam de uma monitorização próxima, áreas distintas de internamento canino e felino, e ainda de uma área de isolamento para o tratamento dos animais com as patologias infeto-contagiosas.

Os serviços são pagos?

Todos os serviços são pagos. As exceções são as consultas de avaliação pré-cirúrgica e as cirurgias de esterilização dos animais adotados no CROA do Porto, ao abrigo do protocolo celebrado entre a CMP e o UPVET.

Como posso saber os custos associados ao atendimento/tratamento do meu animal?

Existe uma tabela de preços para inúmeros serviços, mas o orçamento para cada caso é dado em função da situação concreta de cada animal, após a sua análise.

Por quem são realizados os serviços?

As consultas e cirurgias são realizadas pelos elementos do corpo clínico do hospital. Tratando-se de um hospital escolar, durante o período letivo os alunos podem fazer a anamnese (história clínica) e o exame físico numa consulta, sempre sob orientação e supervisão, nunca tomando decisões clínicas. Os nossos alunos participam ainda na realização de diversos procedimentos, como exames complementares de diagnóstico ou cirurgias, ou em tarefas como a assistência e monitorização dos animais em internamento.

Como posso agendar uma consulta?

O agendamento é feito por via telefónica, de 2ª a 6ª feira, para o contacto geral do hospital. Em alternativa, pode solicitar uma marcação através deste site em https://icbas.up.pt/clinicavet/pre-contacto/

As consultas podem ser marcadas para qualquer horário?

As consultas marcadas (ou programadas) efetuam-se dentro do horário das 8 às 17h, de 2ª a 6ª feira. Fora deste horário, ao fim de semana e feriados só trabalhamos em serviço de urgência.

E se eu tiver uma situação que considero urgente?

O hospital tem atendimento de urgência 24 horas, sendo este realizado por ordem de chegada, mas sujeito a critérios de prioridade clínica. Recomendamos que contate o hospital, sempre que possível, antes de se deslocar.

O serviço de urgência contempla todas as espécies?

Apenas os cães e gatos são recebidos no atendimento de urgência. Todas as outras espécies são sujeitas a marcação prévia de consulta.

Como posso agendar uma cirurgia?

As cirurgias são agendadas depois do animal em questão ser observado em consulta.

E se eu já tiver a recomendação para cirurgia do meu veterinário habitual?

Nesse caso, o seu veterinário habitual poderá referenciar o caso, mediante o contato direto com o hospital. Ainda assim, o animal poderá precisar de ser avaliado antecipadamente.

O meu cão/gato está internado. Posso visitá-lo?

As visitas são sempre sujeitas a autorização prévia e com agendamento de hora de visita.

O meu cão/gato está internado. Quando posso ter notícias sobre o seu estado?

Regra geral, a atualização do estado clínico é feita durante as manhãs e sempre que haja uma mudança significativa sofrida na sua evolução.

to-topto-top