O Curso


Objetivos


Pretende-se que o curso seja diversificado quanto aos temas lecionados, permitindo a formação de futuros investigadores e quadros superiores com capacidade para resolução de problemas práticos, tendo elevada aptidão científica e tecnológica. Devido à acumulação dos problemas ambientais nos oceanos, estuários, rios e albufeiras, a formação na área ambiental é uma componente importante do plano de estudos. Por outro lado, o curso dá destaque à produção animal em meio aquático como meio de obtenção de produtos alimentares de qualidade (pescado e outros), incluindo ainda formação em tecnologia, qualidade e segurança alimentar.

Condições de Ingresso

Regime geral de admissão

Podem candidatar-se à licenciatura em CMA os estudantes que tenham completado o 12º ano, ou possuam habilitação legalmente equivalente, e tenham realizado a prova de ingresso de Biologia e Geologia ou, em alternativa, a de Física e Química (consultar https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp)

Outros regimes de ingresso

Podem também ingressar em CMA os estudantes de outras licenciaturas, que se candidatem às vagas disponíveis para mudança de curso. Os currículos de outros cursos na área biológica permitem obter equivalências a diversas unidades curriculares de CMA. Existem ainda vagas para candidatos já com outras licenciaturas e para o regime especial destinado a maiores de 23 anos.

Saídas profissionais


Os dados disponíveis indicam que os licenciados se distribuem por um conjunto diversificado de empregos. Com as novas licenciaturas de apenas 3 anos, segundo o modelo do "Processo de Bolonha", torna-se quase indispensável aos novos licenciados frequentarem um mestrado, e muitos até optam por obter um doutoramento, de forma a reforçarem a sua formação académica, uma situação que se verifica na generalidade das licenciaturas nos diversos domínios científicos.

Em termos de emprego, podemos referir o ensino superior, a investigação científica, a aquacultura e o sector dos produtos alimentares. A divulgação científica, oceanários e aquários públicos têm também possibilitado interessantes carreiras profissionais.

O reconhecimento de habilitação suficiente para lecionar biologia no ensino secundário e de habilitação própria para a área das ciências da natureza no ensino básico constitui uma outra alternativa em termos de saídas profissionais.

Plano de estudos

1º Ano
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
4º Trimestre
2º Ano
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
4º Trimestre
3º Ano
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
4º Trimestre
OPÇÕES DO 3º ANO
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
4º Trimestre

* SIG - Sistemas de Informação Geográfica ** O Projeto pode ser realizado no 3º ou no 4º trimestre em alternativa


Para além das unidades curriculares, existe também um conjunto de atividades extra para os alunos e licenciados que está disponível aqui.

O ICBAS


O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto é uma escola de carácter multidisciplinar na área das Ciências da Vida e da Saúde. Devido à sua natureza multidisciplinar, o ICBAS congrega docentes e investigadores de diferentes áreas, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e experiências, com evidentes vantagens tanto para os estudantes como para todos os que exercem a sua atividade profissional nesta escola.

O ICBAS dispõe de instalações modernas situadas junto ao Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal), com todas as condições para um ensino e investigação científica de qualidade. A licenciatura em Ciências do Meio Aquático beneficia também do apoio dado pela Estação Litoral da Aguda (ELA) e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) em Matosinhos.